serviços educativos . projectos educativos
 
 
 
 
 
  O Despertar do Museu a Novos Públicos

O Museu do Papel, defendendo uma política cultural inclusiva e atenta à diversidade de públicos, tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades dirigido a públicos com especificidades próprias.
Nesta linha de actuação, pretende-se consolidar práticas educativas e delinear estratégias de inclusão de públicos específicos, proporcionando-lhes o legítimo acesso a produtos culturais com qualidade.
Neste sentido, em Agosto de 2004 o Museu do Papel apresentou uma candidatura ao Programa Operacional da Cultura, que designou de O Despertar do Museu a Novos Públicos, a qual envolve diferentes segmentos de público, criando-se condições de lazer e formação, a partir da Cultura e da História do Papel.
Partindo sempre do papel, este espaço museológico reinventa-se numa dinâmica educativa com diferentes espaços de aprendizagem, alargando, deste modo, a sua intervenção sócio-educativa e despertando para novos públicos.

Com este objectivo, “O Despertar do Museu a Novos Públicos”, integra as seguintes acções:


  E do velho se fez novo: a reciclagem do papel

Pela mão de uma mascote chamada Forminhas, veiculam-se, de forma mais precisa, conhecimentos sobre a reciclagem do papel, proporcionando diferentes aprendizagens num ambiente que lhe é dedicado em exclusivo.
De acordo com o nível etário do grupo, são desenvolvidos, numa atitude pedagógica de “saber fazer”, diferentes conteúdos a partir de um conjunto de suportes e equipamentos diversos.
Destaca-se a narração da história O Engenho da Lourença, a visualização de filmes animados (A Reciclagem do Papel e O Papel Reciclado) e jogos didácticos. Esta oficina integra ainda a produção manual de papel de algodão com a utilização de equipamentos adequados, na cor e dimensão, ao tamanho dos participantes, culminando num momento de expressão criativa.

 

Despertar

  O papel dos aerogramas

Tendo como trabalho prévio o levantamento de marcas de água dos aerogramas e a identificação das fábricas portuguesas que os produziram, esta acção visa dar a conhecer o papel dos aerogramas, enquanto suporte de escrita durante a guerra a guerra colonial, valorizando, simultaneamente, a sua importância como transmissores de solidariedade e calor humano num cenário de guerra.

 

O papel dos aerogramas

  Um dia diferente: maleta pedagógica

Através de uma oficina móvel de produção manual de papel, pretende-se atingir segmentos de público com limitações de deslocação ao museu, promovendo, com fins terapêuticos, este tipo de produção e desenvolvendo diferentes dinâmicas em espaços exteriores ao museu.

 

Um dia diferente: maleta pedagógica


  Memórias do papel na primeira pessoa

Partindo da identificação de espaços perdidos do papel, da valorização de “histórias de vida” da arte papeleira e de uma memória colectiva, pela mão das gentes do papel, pretende-se reencontrar espaços e vivências de património industrial, na procura da identificação de culturas subjacentes aos mais significativos pólos papeleiros nacionais.

 

Memórias do papel na primeira pessoa

  O sentido do sentir: a importância de um gesto

A partir da valorização do gesto e da força da imagem, proporciona-se o acesso ao conhecimento da História do Papel. Recorrendo a jogos didácticos e promovendo uma oficina de escultura, facilita-se a interiorização de mensagens, de uma forma lúdica, sobre a reciclagem e sobre as diferentes etapas de produção de papel reciclado, no Museu do Papel.

 

A importância de um gesto

  O sentido do sentir: sonoridades e texturas do papel

Privilegiando-se as sonoridades e texturas do papel, pretende-se proporcionar o conhecimento da História do Papel, a partir de uma interiorização -  que só o é realmente quando vivenciada por cada um -, das condições técnicas de produção e dos conteúdos da exposição permanente, permitindo uma percepção real do processo de fabrico, a partir de réplicas à escala.

 

Sonoridades e texturas do papel

  Apoios

O Museu do Papel é frequentemente procurado como terreno de estudo para análise pedagógico-didáctica de práticas no campo da observação e dinamização, disponibilizando sempre todo o apoio e documentação solicitados.



Forminhas




procurar no site
mudar papel
papel 1 papel 2 papel 3 papel 3
aumentar letra
Diminuir letra Aumentar letra
destaque
Nenhum registo encontrado.
agenda do museu