edições do museu . audiovisuais


  Uma Vida a Reciclar Papel

A realização deste documentário teve lugar, durante o verão de 2000, na antiga Fábrica de Papel dos Irmãos Terra, na freguesia de Souto, concelho de Santa Maria da Feira, uma unidade fabril centenária onde as técnicas e processos de fabrico se mantiveram ao longo de gerações.
 
Com realização de Erick Parijs e fotografia de Frederico Martins, os registos orais foram efectuados, na primeira pessoa, pelos dois fabricantes, e proprietários desta fábrica, e pelos operários que aí trabalhavam. Por isso, todo o documentário está marcado por uma forte carga emocional e nostálgica, antevendo-se já o encerramento definitivo da sua actividade, o que viria a acontecer, alguns meses após a realização deste documentário.
 
Num discurso sequenciado que vai acompanhando os diferentes momentos do processo de fabrico, é notável a cumplicidade quase íntima estabelecida entre os personagens e a câmara, o que permitiu uma recolha singular do testemunho de um saber-fazer acumulado ao longo de anos e de vivências do quotidiano do papel.
 
Simultaneamente, foram sendo registadas imagens da envolvente da fábrica e da sua estrutura arquitectónica, dos diferentes espaços que a integravam, desde o armazém das matérias-primas às máquinas do processo de preparação de pastas e de fabrico, passando pelo trabalho das “botadeiras” nos espandes de secagem do papel, e sequente enfardamento e expedição deste para o mercado.
 
Uma vida a reciclar papel, documentário integrado no projecto memórias do papel na primeira pessoa, constitui um registo essencial para o conhecimento da Arqueologia Industrial do Papel, mas é também um documento importante para a preservação de memórias desta indústria, numa narrativa sentida de Histórias de Vida, em torno de uma arte que, no concelho de Santa Maria da Feira, tem raízes no início do século XVIII.
 

  Uma Canção de Papel

Canção infantil
Letra: António Avelar de Pinho
Música: Carlos Vidal
Intérprete: Avô Cantigas
Orquestração: José Marinho

ouvir a música
 

 Descobrir a Reciclagem do Papel

Filme animado sobre o fabrico industrial do papel, em que a personagem é a mascote do museu o “Forminhas”



  Descobrir o Papel Reciclado

Filme animado sobre a separação dos diferentes resíduos (papel, plástico e vidro) e o seu circuito até às empresas recicladoras, realçando a reciclagem do papel.



Inserido no projecto educativo “O Despertar do Museu a Novos Públicos”



                          

 




Forminhas




procurar no site
mudar papel
papel 1 papel 2 papel 3 papel 3
aumentar letra
Diminuir letra Aumentar letra
destaque
XII Congresso Internacional Historia Del Papel

agenda do museu